Mulher de Zelenski ressalta força do povo e do presidente da Ucrânia: 'Estou ao lado dele'
Primeira-dama da Ucrânia é arquiteta e roteirista e tem destacado a força da mulher na resistência à invasão russa do país
Internacional|Do R7

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, escreveu em sua conta no Instagram que está ao lado do marido, o presidente Volodmir Zelenski, na luta contra a invasão do Exército da Rússia.
"Meu querido povo! Ucranianos! Estou olhando para todos vocês. Todo mundo que vejo na TV, nas ruas, na internet. Eu vejo seus posts e vídeos. E sabe de uma coisa? Vocês são incríveis!", escreveu.
"Tenho orgulho de morar com você no mesmo país! Diz-se que muitas pessoas são uma multidão. Isso não se aplica a nós. Porque milhares de ucranianos não são uma multidão. Isso é um exército!"
"E hoje não terei pânico nem lágrimas. Estou tranquila e confiante. Meus filhos estão olhando para mim. Estou ao lado deles. E ao lado do meu marido. E com vocês. Amo vocês! Eu amo a Ucrânia!"
Quem é Olena Zelenska

Olena tem 44 anos, é arquiteta e roteirista. Ela estudou arquitetura na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Nacional Kryvyi Rih, mas acabou não trabalhando na área. Tornou-se escritora e foi trabalhar na produtora Kvartal 95 como roteirista. Foi na faculdade que Olena conheceu o marido, o então comediante Volodmir Zelenski. Eles se casaram em 2003 e tiveram dois filhos.: Alexandra Zelenskaya e Kirill Zelenski.
Em seu trabalho como primeira-dama, Olena destacou a importância da nutrição escolar e segurança alimentar, e da divulgação da língua ucraniana pelo mundo. Em junho de 2020, Olena foi diagnosticada com Covid-19, chegou a ser internada na UTI em Kiev, mas não precisou de intubação.
A importância das mulheres
Com a invasão russa, ela passou a destacar em suas mensagens a importância das mulheres na resistência.
"Antes da guerra (como é assustador e ainda incomum dizer isso), uma vez escrevi que a Ucrânia tem 2 milhões de mulheres a mais em relação aos homens. O que era apenas estatística agora está assumindo um significado totalmente novo. Porque significa que nossa oposição atual também tem um rosto particularmente feminino. Minha admiração e reverência a vocês, compatriotas incríveis!", escreveu.
"As que lutam nas fileiras das Forças Armadas e as que se alistam na defesa. Aquelas que curam, salvam, alimentam. Voluntárias que encontram tudo o que precisam para isso. E as que continuam a desempenhar o seu trabalho habitual – em farmácias, comércios, transportes, utilidades, para que a vida continue e vença."
"Aquelas que levam crianças para abrigos todos os dias sem pânico e as entretêm com jogos e desenhos animados para salvar da guerra a mente das crianças. Aquelas que dão à luz em abrigos antiaéreos."
"Hoje é o primeiro dia da primavera. Lembra como todos nós nos cumprimentamos neste dia antes da guerra (de novo, aquela frase assustadora)? Assim, o sol já pode ser visto através da fumaça do bombardeio! Tudo será primavera, tudo será uma vitória, tudo será Ucrânia!"
No auge de sua carreira como ator e comediante, Volodmir Zelenski decidiu largar tudo, em 2019, e se tornar presidente de seu país. Depois de três primeiros anos difíceis, ele representa agora seu melhor papel, na defesa da Ucrânia em tempos de guerra
No auge de sua carreira como ator e comediante, Volodmir Zelenski decidiu largar tudo, em 2019, e se tornar presidente de seu país. Depois de três primeiros anos difíceis, ele representa agora seu melhor papel, na defesa da Ucrânia em tempos de guerra
























