Logo R7.com
RecordPlus

Mulheres e crianças somam um terço dos migrantes que cruzaram a Macedônia

O Unicef acrescenta que cerca de 12% dessas mulheres estão grávidas

Internacional|Agência Brasil

  • Google News
Imagens de famílias inteiras tentando fugir das guerras se espalharam pelo mundo inteiro
Imagens de famílias inteiras tentando fugir das guerras se espalharam pelo mundo inteiro

Um terço dos migrantes e refugiados que atravessou a Macedônia é formado por mulheres e crianças, informou hoje (1°) o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O Unicef acrescenta que cerca de 12% dessas mulheres estão grávidas, enquanto aumenta diariamente o fluxo de migrantes que atravessam a Macedônia provenientes da Grécia, provocando confrontos esporádicos com a polícia, que tenta limitar o trânsito de migrantes pela rota dos Balcãs, em direção ao norte da Europa.


A agência da ONU calcula que 3 mil pessoas entram diariamente na Macedônia, sobretudo após terem chegado à Grécia pelo mar, com o objetivo de se dirigirem ao norte, em particular à Alemanha e à Suécia.

Guarda costeira grega resgata 2.500 imigrantes nos últimos 3 dias


Estádios alemães entram na campanha de boas vindas aos imigrantes

Cerca de 80% das pessoas que chegam à Macedônia fugiram da guerra civil na Síria, enquanto outras abandonaram o Iraque e o Afeganistão, disse o Unicef.


Desde junho de 2015, mais de 52 mil pessoas foram registradas no centro de Gevgelija, no Sul da Macedónia, mas o Unicef calcula que outras 50 mil atravessaram o país sem registro.

“Muitas famílias estão em movimento com as suas crianças há meses, enfrentado temperaturas elevadas e que chegam apenas com as roupas do corpo. Estão fisicamente exaustas e com uma necessidade desesperada de um lugar para repousar”, diz ainda a agência da ONU, que apela pelo o envio de água potável e equipamento sanitário para a região.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.