Musk diz que medidas para impedir uso do Starlink pela Rússia parecem ter funcionado
O governo ucraniano tem trabalhado em conjunto com a SpaceX para barrar o controle de drones russos por meio do sistema
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O bilionário Elon Musk afirmou, neste domingo (1º), que as medidas adotadas pela SpaceX para impedir o uso “não autorizado” do sistema de internet Starlink pela Rússia aparentam ter surtido efeito.
Em paralelo, o comando da Defesa da Ucrânia informou atuar no desenvolvimento de soluções para barrar qualquer utilização futura da tecnologia por Moscou.
Leia Mais
As Forças Armadas ucranianas dependem de dezenas de milhares de conexões de internet via satélite Starlink para comunicação no campo de batalha e para a condução de algumas missões com drones. Nesta semana, autoridades de Kiev relataram a identificação de terminais da empresa acoplados a drones de longo alcance utilizados em ataques russos.
Diante do cenário, o governo ucraniano declarou trabalhar em conjunto com a SpaceX para impedir o controle de drones russos por meio do sistema Starlink.
“Parece que as medidas que tomamos para impedir o uso não autorizado do Starlink pela Rússia funcionaram. Informe-nos se for necessário fazer mais alguma coisa”, afirmou o presidente-executivo da SpaceX, Elon Musk, em publicação no Facebook.
Em comunicado divulgado no domingo, o ministro da Defesa da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, declarou que Kiev desenvolve um sistema capaz de permitir o funcionamento exclusivo de terminais Starlink autorizados em território ucraniano.
“A Ucrânia, juntamente com a @Starlink, já deu os primeiros passos que produziram resultados rápidos no combate aos drones russos”, escreveu Fedorov no X.
“O próximo passo é implementar um sistema que permita apenas que terminais autorizados operem no território da Ucrânia.”
Em publicação nas redes sociais, em fevereiro de 2024, a SpaceX afirmou não vender nem enviar equipamentos Starlink para a Rússia e declarou não manter negócios de qualquer natureza com o governo russo ou suas forças armadas.
Musk ativou o serviço Starlink na Ucrânia em 2022, após pedido do governo de Kiev nos primeiros dias da invasão russa em grande escala.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











