Logo R7.com
RecordPlus

Na escuridão: 30 milhões de chineses ainda moram nas cavernas em pleno século 21

Agricultores vivem nas montanhas enquanto filhos e netos procuram empregos na cidade

Internacional|Do R7, com Domingo Espetacular

  • Google News

A China é o país mais populoso do mundo. Lá qualquer espaço vale ouro. Por isso, em pleno século 21, ainda há cerca de 30 milhões de chineses morando em cavernas e vivendo de uma forma bem primitiva em uma região onde neva no inverno.

Ao norte da Província de Shanxi, famílias inteiras montaram dentro das montanhas. Homens ainda preparam a terra com arado puxado pelo boi ou mesmo na base da enxada, e mulheres carregam baldes com água nas costas.


O povo Shan Bei mantém a mesma rotina dos tataravôs agricultores, mas as novas gerações estudaram e procuram emprego nas cidades chinesas.

O que acontece no mundo passa por aqui


Um exemplo é a família do agricultor Liu Ping, de 57 anos. Ele conta que sempre viveu nas cavernas, assim como o seu avô e o seu tataravô. A moradia de Liu é pequena, mas confortável.

Na cama, bem ampla, dorme toda a família: ele, a mulher e os dois filhos, um filho de 23 anos e filha de 20 anos.


No entanto, a família Ping vive uma mudança como várias outras na região. Os dois filhos estudaram o ensino médio no campo e foram para a cidade para se formar e procurar emprego. A mulher de Liu também deixou o campo para trabalhar em um centro urbano.

Liu Ping usa um fogão a lenha e prepara sozinho a sua massa do macarrão antes de sair para o trabalho no campo. Ele está preparando a terra para o plantio de feijão e sonha com uma vida melhor para os filhos.


O rapaz estuda engenharia, e a moça, medicina. O agricultor acha que eles vão ter dinheiro para comprar uma casa de verdade, e toda a família vai deixar as cavernas.

As cavernas da China já serviram de abrigo para soldados durante a Segunda Guerra e refúgio para as tropas do líder comunista Mao TseTung. Hoje são ocupadas basicamente por trabalhadores.

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.