Internacional 'Não há muita coisa que aconteça na Rússia que Putin não esteja por trás', diz Biden

'Não há muita coisa que aconteça na Rússia que Putin não esteja por trás', diz Biden

O presidente se pronunciou após saber da possível morte do líder russo Yevgeny Prigozhin; o mercenário morreu em queda de avião

Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Putin poderia ter envolvimento na morte do grupo Wagner

Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Putin poderia ter envolvimento na morte do grupo Wagner

Andrew Caballero-Reynolds / AFP - 12/7/2023

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a queda da aeronave que levou à morte do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, nesta quarta-feira (23), a noroeste de Moscou, e disse que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia ter envolvimento com o ocorrido.  

"Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas não estou surpreso" com a notícia da possível morte de Prigozhin, disse Biden, acrescentando que "não há muita coisa que aconteça na Rússia de que Putin não esteja por trás. Mas não sei o suficiente para ter a resposta".

O pronunciamento foi feito antes da confirmação da morte de Prigozhin e outras nove pessoas. A aeronave, que partiu de Moscou a caminho de São Petersburgo, transportava sete passageiros e três tripulantes.

Desafeto do Kremlin, Yevgeny Prigozhin liderou um motim contra o alto escalão do Exército russo, nos dias 23 e 24 de junho. O presidente Vladimir Putin afirmou que a rebelião poderia ter levado a Rússia à guerra civil e descreveu o lider mercenário como um “traidor”.

O tumulto terminou quando o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, interveio para mediar um acordo.

De ameaça a ministro a tentativa de golpe: relembre os atritos entre o grupo Wagner e Putin

Na noite da segunda-feira (22), Prigozhin apareceu em um vídeo, publicado nas redes sociais por grupos próximos ao Wagner, no qual dizia estar na África. Em uma paisagem desértica, ele afirmou que estava trabalhando para "tornar a Rússia ainda maior em todos os continentes, e a África, ainda mais livre".

Jatinho de chefe do grupo Wagner era um Embraer Legacy; conheça a aeronave

Últimas