Naufrágio deixa pelo menos 31 mortos na Indonésia
Duas semanas após um naufrágio que deixou 200 pessoas mortas, uma balsa afundou na ilha de Sulawise e três pessoas estão desaparecidas
Internacional|Carolina Vilela* do R7, com Reuters
Cerca de 31 pessoas morreram afogadas no naufrágio de uma balsa na ilha de Sulawise, na Indonésia, nesta terça-feira (3). Autoridades confirmaram o número de mortos nesta quarta-feira (4), enquanto equipes de resgate buscavam dezenas de desaparecidos de outro acidente ocorrido quinze dias atrás.
O naufrágio aconteceu duas semanas após uma balsa superlotada afundar no Lago Toba, em Sumatra, um dos lagos vulcânicos mais profundos do mundo, deixando mais de 200 pessoas mortas.
A agência nacional de busca e resgate disse que o barco, que teve problemas perto de Sulawesi, estava transportando 164 passageiros e tripulantes. Três passageiros estão desaparecidos, mas 130 foram resgatados, de acordo com um funcionário do Ministério do Transporte.
A balsa também transportava 48 veículos quando começou a encher de água e a afundar.
"O capitão correu para um recife para não afundar e facilitar a evacuação de passageiros", disse Agus H. Purnomo, diretor-geral de transporte marítimo, em um comunicado. “O capitão e o dono do navio foram as duas últimas pessoas a descer do navio de passageiros”, acrescentou.
Imagens de televisão mostraram dúzias de passageiros pendurados na embarcação ou balançando-se na água usando coletes salva-vidas.
A Indonésia sofre acidentes marítimos frequentes, com regras básicas de segurança muitas vezes desprezadas e navios sobrecarregados.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Ana Luísa Vieira