Navio brasileiro resgata refugiados sírios no Mediterrâneo
Os refugiados, provenientes da Síria, estavam sem comida e água havia três dias e pretendiam chegar ao Chipre, que faz parte da União Europeia
Internacional|Beatriz Sanz, do R7, com Ansa Brasil
Um navio da Marinha do Brasil socorreu 31 refugiados da Síria que estavam à deriva em um barco clandestino na costa do Líbano, no Mar Mediterrâneo Oriental.
Segundo o Ministério da Defesa brasileiro, o resgate foi feito pela fragata "Liberal", que integra a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), na última quinta-feira (31).
Os refugiados, provenientes da Síria, estavam sem comida e água havia três dias e pretendiam chegar ao Chipre, que faz parte da União Europeia.
"Toda assistência necessária foi fornecida pela Unifil, para amenizar o sofrimento das pessoas a bordo, com o fornecimento de água, comida, assistência médica e alguns medicamentos", diz uma nota do Ministério da Defesa.
O Ministério da Defesa afirmou também que os refugiados serão levados de volta às "águas territoriais libanesas" e que a fragata continuará na região prestando auxílio.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 25.437 migrantes forçados conseguiram concluir a travessia do Mediterrâneo Oriental em 2018 e outros 152 morreram tentando.
Veja a rotina de um navio de resgate de migrantes no Mediterrâneo: