Rússia x Ucrânia

Internacional Navio de guerra russo é 'seriamente danificado' após explosão de munição

Navio de guerra russo é 'seriamente danificado' após explosão de munição

A tripulação do navio foi evacuada, e a causa do incêndio está sendo determinada pelo governo da Rússia

AFP
O navio russo Moskva arde em chamas no mar Negro

O navio russo Moskva arde em chamas no mar Negro

REUTERS/Alexey Pavlishak - 16.11.2021

Um navio de guerra russo no mar Negro foi "seriamente danificado" por uma explosão de munição, disseram agências estatais russas nesta quarta-feira (13), depois que a Ucrânia alegou ter atacado o navio.

"Devido a um incêndio, a munição explodiu no cruzeiro de mísseis Moskva. O navio foi seriamente danificado", declarou o Ministério da Defesa, citado por esses meios de comunicação.

A tripulação do navio foi evacuada, e a causa do incêndio está sendo determinada.

"Os mísseis Netuno que vigiam o mar Negro causaram danos muito sérios ao navio russo. Glória à Ucrânia!", escreveu mais cedo o governador Maksym Marchenko, no Telegram.

Um assessor do presidente ucraniano, Oleksii Arestovich, confirmou no YouTube os ataques ucranianos ao navio, sem indicar sua localização.

"[O navio] queima forte. Agora mesmo. E, com este mar tempestuoso, não se sabe quando poderá receber ajuda", afirmou, durante uma transmissão pelo YouTube.

O Moskva ganhou notoriedade no início da guerra, quando exigiu a rendição das tropas de fronteira ucranianas estacionadas na pequena ilha da Cobra, que se recusaram a obedecer à ordem, desafiadoramente.

Acreditou-se inicialmente que os soldados ucranianos tivessem sido mortos, mas na verdade eles haviam sido feitos reféns, e depois foram libertados, em uma troca de prisioneiros com a Rússia, no fim de março, de acordo com o Parlamento ucraniano.

Em 24 de março, um mês após o início da invasão russa da Ucrânia, a Marinha ucraniana alegou ter destruído um navio russo ancorado no porto de Berdyansk, cidade próxima a Mariupol, no mar de Azov.

Últimas