Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nayib Bukele vence eleições presidenciais em El Salvador

Empresário do setor da publicidade de 37 anos foi eleito pela Grande Aliança pela União Nacional (Gana), partido de direita

Internacional|

Nayib Bukele vence as eleições presidenciais de El Salvador
Nayib Bukele vence as eleições presidenciais de El Salvador Nayib Bukele vence as eleições presidenciais de El Salvador

Nayib Bukele venceu neste domingo (3) as eleições presidenciais de El Salvador ao obter mais de 53% dos votos, com 87,6% das urnas apuradas, uma tendência "definitiva" e "irreversível", segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de El Salvador, Julio Oliveira.

Oliveira disse que Bukele, candidato da Grande Aliança pela União Nacional (Gana), de direita, registrava 1.254.207 votos (53,78%); seguido pelo por Carlos Calleja, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena), com 737.412 votos (31,62%); e Hugo Martínez, do partido governista Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), que ficou relegado ao terceiro lugar com 321.274 votos (13,77%).

"Podemos anunciar com plena certeza que ganhamos a Presidência da República (...) é um momento histórico. Ganhamos no primeiro turno e somamos mais votos que FMLN e Arena", disse Bukele em uma breve entrevista coletiva em um hotel na capital salvadorenha.

Bukele, um empresário do setor da publicidade de 37 anos, agradeceu a todos os salvadorenhos que votaram nele e garantiu que, "com este triunfo", "viramos a página do pós-guerra e ganhamos unanimemente com votos de salvadorenhos dos 14 departamentos (províncias)" do país.

Publicidade

O atual vice-presidente de El Salvador, Óscar Ortiz, reconheceu o triunfo de Bukele nas eleições presidenciais e o parabenizou pela conquista.

"Hoje escrevemos uma nova página na história de nosso país, parabéns Nayib Bukele", afirmou Ortiz em suas redes sociais, que também assinalou que o governo está pronto "para uma transição bem-sucedida".

Ortiz é o primeiro funcionário do governo do presidente Salvador Sánchez Cerén a reconhecer publicamente o triunfo de Bukele, que foi expulso da FMLN em 2017.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.