Internacional Negociações entre Egito e Hamas estão perto de conseguir trégua em Gaza, em troca de reféns

Negociações entre Egito e Hamas estão perto de conseguir trégua em Gaza, em troca de reféns

Relatos da imprensa egípcia e do Wall Street Journal afirmam que um cessar-fogo está em discussão; falta Israel e EUA concordarem

  • Internacional | Do R7

Ao menos 240 pessoas estão detidas pelo grupo terrorista Hamas

Ao menos 240 pessoas estão detidas pelo grupo terrorista Hamas

Gil Cohen-Magen/AFP - 7.11.2023

Autoridades egípcias disseram à mídia que o país está perto de alcançar uma trégua humanitária para a troca de prisioneiros, e uma fonte próxima ao Hamas afirmou que estão discutindo um cessar-fogo de até três dias em troca da libertação de 12 prisioneiros, incluindo seis americanos.

Uma fonte também revelou em detalhes um acordo de cessar-fogo semelhante no Catar. A pausa seria de um ou dois dias e ocorreria em troca da libertação de dez a 15 prisioneiros.

Segundo o Wall Street Journal, a proposta já foi aprovada pelo Hamas, mas os Estados Unidos e Israel estão sendo pressionados a aceitar a trégua.

Um alto funcionário israelense disse que pausas táticas e localizadas estão sendo consideradas para aumentar o fluxo de ajuda humanitária e permitir o êxodo de civis, mas afirmou que uma interrupção completa só ocorrerá para permitir a libertação de reféns israelenses.

Israel tem pressionado os mediadores para descobrir o número exato de reféns detidos pelo Hamas e os detalhes das suas identidades, para que o Estado judeu possa ao menos prestar contas daqueles que ainda estão listados como desaparecidos depois dos ataques de 7 de outubro.

Nem o Catar nem o Egito conseguiram obter uma lista detalhada dos líderes do Hamas.

Ao menos 240 reféns estão detidos pelo Hamas. Até o momento, quatro prisioneiros foram libertados: duas americanas e duas idosas israelenses. 

Últimas