Netanyahu afirma que Israel está preparado para qualquer cenário
Internacional|Do R7
JERUSALÉM, 1 Set (Reuters) - O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu valorizou neste domingo a capacidade de Israel para enfrentar seus inimigos sozinho, após Washington adiar um ataque à Síria em um movimento surpresa que levou alguns israelenses a questionar a determinação de seu principal aliado em relação ao Irã.
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse no sábado que iria pedir ao Congresso para votar uma ataque à Síria para punir o governo de Damasco por um ataque com gás que matou centenas de civis.
O recuo dos Estados Unidos abalou israelenses que veem no confronto contra a Síria um teste da capacidade dos norte-americanos para cumprir a promessa de impedir o Irã de fabricar uma bomba nuclear por meio da força militar, se as alternativas diplomáticas falharem.
"Israel está sereno e confiante", disse Netanyahu, em declarações públicas a seu gabinete antes de sua reunião semanal.
"Os cidadãos de Israel sabem muito bem que estamos preparados para qualquer cenário possível. E os cidadãos de Israel também devem saber que nossos inimigos têm muito boas razões para não testar o nosso poder e para não testar a nossa força", disse ele.
O premiê não mencionou o Irã nem a Síria, mas em declarações anteriores, ele ligou os dois casos.
A Rádio do Exército, uma grande emissora israelense, citou uma autoridade do governo não-identificada, que usou termos mais claros.
"Se Obama está hesitando sobre a questão da Síria, então na questão de atacar o Irã --um movimento que deve ser muito mais complicado-- Obama vai hesitar muito mais e, assim, as chances Israel ter de agir sozinho aumentaram."
Netanyahu já discordou com Obama sobre o Irã no passado. Obama quer mais tempo para buscar as sanções ocidentais e as negociações para conter um programa nuclear. O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico.
(Por Dan Williams)