Netanyahu promete anexar o Vale do Jordão a Israel caso seja eleito
Presidente tenta ser reeleito em pleito realizado na próxima semana. Ele também falou sobre o plano de paz com a Palestina, que pretende liderar
Internacional|Da EFE
O primeiro-ministro interino de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu nesta terça-feira (10) a anexação do Vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada, caso seja reeleito no pleito da próxima semana.
"Um lugar que se pode aplicar a soberania imediatamente depois das eleições é o Vale do Jordão", garantiu o líder e candidato, durante entrevista coletiva organizada pelo partido Likud, do qual faz parte.
Leia também
Netanyahu afirmou ainda que o plano de paz com a Palestina, que vem sendo preparado junto com os Estados Unidos, será apresentado depois das eleições, e pediu apoio da população, com o voto, para que ele lidere as negociações.
Entre os pontos que Israel busca é a anexação de assentamentos judaicos na Cisjordânia anexada.
Netanyahu se referiu ao chamado Acordo do Século, costurado com o presidente americano Donald Trump, como "uma oportunidade histórica".
"Por respeito Trump e por uma grande fé na nossa amizade, esperarei a aplicação da soberania, até a apresentação do plano político do presidente", explicou o candidato.
O primeiro ministro da Palestina, Mohammed Shtayeh, respondeu e acusou Netanyahu de atacar o processo de paz na região, e garantiu que, apesar da promessa resultar em votos no curto prazo, causará prejuízos para Israel no futuro.