Netanyahu propõe aumento no orçamento de Defesa de Israel
O orçamento será levado a votação em breve no Gabinete e estaria destinado à melhora das capacidades ofensivas e cibernéticas, entre outros
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propôs um aumento no orçamento de Defesa e pessoal dos corpos de segurança do Estado para a próxima década, como parte de seu "Conceito de Segurança 2030", apresentado nesta quarta-feira por seu Gabinete.
Sobre o plano, que é confidencial, o Netanyahu revelou hoje a parte orçamentária, que propõe aumentos de 0,2% e 0,3% do Produto Nacional Bruto (PNB) em segurança, incluindo todos os corpos do Estado, que atualmente representa 6%.
"Pelo nosso pequeno território, a concentração de população e as várias de ameaças que nos cercam, as necessidades de segurança de Israel sempre serão muitos maiores do que as de um (país de) tamanho similar", declarou o primeiro-ministro em comunicado.
Acompanhe o noticiário internacional no R7
"O objetivo (do plano) é um crescimento médio anual de 3% a 4% e um gasto médio de aproximadamente 6% do PNB para todas as necessidades de segurança", propõe o plano.
O orçamento, que será levado a votação em breve no Gabinete, estaria destinado ao fortalecimento das capacidades ofensivas, as capacidades cibernéticas, atualização das defesas antimísseis, medidas de proteção na frente interna e a finalização de cercas de segurança.
"A combinação das nossas fortalezas econômicas e de segurança revigorará a posição de Israel como um ativo diante dos olhos de outros países e, portanto, aumentará nossa força diplomática", defende a medida.