Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Nobel de Física vai para estudos sobre sistemas físicos complexos

Prêmio da Real Academia de Ciências da Suécia será dividido entre os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Internacional|Do R7

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi vão dividir o Nobel de Física
Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi vão dividir o Nobel de Física

Os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi vão dividir o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas que ajudaram a compreensão de sistemas físicos complexos, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia nesta terça-feira (5).

Concedido há mais de um século, o Prêmio Nobel oferece valor equivalente a R$ 6,2 milhões (10 milhões de coroas suecas) a seus vencedores. No ano passado, os pesquisadores Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez dividiram o Nobel de Física por suas descobertas sobre buracos negros.

Manabe e Hasselmann levaram a metade da condecoração por pesquisas que preveem o aquecimento global de forma confiável. Ao citar Manabe, a Academia de Ciências da Suécia diz que o cientista "demonstrou como o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva à elevação das temperaturas na superfície da Terra".

Parisi, por sua vez, conquistou sozinho a outra parte do prêmio pela descoberta da interação da desordem e das flutuações em sistemas físicos de escalas atômicas. "Ele descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados, que estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos", aponta a Academia de Ciências da Suécia.

Na segunda-feira (4), as descobertas de receptores para temperatura e tato renderam o Nobel de Medicina aos cientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian. As premiações seguem até a próxima segunda-feira (11), com a consagração dos prêmios de Química, Literatura, Paz e Economia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.