Logo R7.com
RecordPlus

Nobel de Química premia trio por criar material metalorgânico capaz de coletar água do ar do deserto

Cientistas foram reconhecidos pelo desenvolvimento de estruturas metais-orgânicas

Internacional|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News
Susumu Kitagawa, Omar Yaghi e Richard Robson foram premiados Divulgação/ Kyoto University, University of Melbourne, UC Berkley

A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o Prêmio Nobel de Química de 2025 aos cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas. O prêmio dessa categoria teve 116 edições desde 1901.

Segundo a instituição, os laureados criaram construções moleculares capazes de coletar água do ar do deserto, capturar dióxido de carbono, armazenar gases tóxicos e catalisar reações químicas.


Trio foi premiado pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas Real Academia Sueca de Ciências

“Os laureados criaram construções moleculares com grandes espaços por onde gases e outros produtos químicos podem fluir”, informou a academia.

Neste ano, o prêmio em dinheiro está avaliado em 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 5,5 milhões. Além da quantia, cada premiado recebe uma medalha e um diploma.


Entenda

Os cientistas desenvolveram uma nova forma de arquitetura molecular em que íons metálicos funcionam como pilares ligados a longas moléculas orgânicas à base de carbono.

A união desses componentes resulta em cristais com grandes cavidades internas.


“Esses materiais porosos são chamados de estruturas metal-orgânicas (MOF). Ao variar os blocos de construção usados nas MOFs, os químicos podem projetá-las para capturar e armazenar substâncias específicas. As MOFs também podem conduzir reações químicas ou eletricidade”, explica a academia.

A pesquisa teve início em 1989, quando Richard Robson testou novas propriedades atômicas.


“Quando combinados, eles se uniram para formar um cristal bem organizado e espaçoso. Era como um diamante cheio de inúmeras cavidades.”

Robson reconheceu o potencial de sua construção molecular, mas ela apresentava instabilidade e colapsava com facilidade.

Susumu Kitagawa e Omar Yaghi aprimoraram o método e criaram uma base sólida para o modelo. Entre 1992 e 2003, ambos realizaram, separadamente, uma série de descobertas que consolidaram o campo das MOFs.

Sobre os premiados

Susumu Kitagawa

Nascido em 1951, em Kyoto (Japão), concluiu doutorado em 1979 pela Universidade de Kyoto, onde leciona.

Richard Robson

Nascido em 1937, em Glusburn (Reino Unido), concluiu doutorado em 1962 pela Universidade de Oxford e atua como professor na Universidade de Melbourne (Austrália).

Omar M. Yaghi

Nascido em 1965, em Amã (Jordânia), concluiu doutorado em 1990 pela Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (EUA), e leciona na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.