Logo R7.com
RecordPlus

María Corina Machado vence Nobel da Paz de 2025 por luta pela democracia na Venezuela

Segundo o Comitê Norueguês da premiação, a política sofreu sérias ameaças, mas permaneceu no país e inspirou milhões de pessoas

Internacional|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • María Corina Machado foi premiada com o Nobel da Paz de 2025 por sua luta pelos direitos democráticos na Venezuela.
  • Apesar de ameaças à sua vida, ela decidiu permanecer no país, inspirando apoio entre os cidadãos.
  • Machado unificou a oposição venezuelana e defendeu a realização de eleições livres em meio à repressão do regime.
  • O Comitê Norueguês do Nobel destacou a importância da democracia para a paz e a resistência pacífica contra regimes autoritários.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nome de Maria Corina Machado foi anunciado nesta sexta-feira Bel Pedrosa/World Economic Forum/Arquivo

O Comitê Norueguês do Nobel anunciou nesta sexta-feira (10) que o Prêmio Nobel da Paz de 2025 será concedido a María Corina Machado, “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Nos últimos meses, Machado foi forçada a viver escondida. Apesar das sérias ameaças contra sua vida, ela decidiu permanecer na Venezuela — uma escolha que, segundo o Comitê, inspirou milhões de pessoas dentro e fora do país.


Veja mais

“Ela uniu a oposição venezuelana, nunca hesitou em resistir à militarização da sociedade e tem sido firme no apoio a uma transição pacífica para a democracia”, destacou o Comitê Norueguês do Nobel.

De acordo com a instituição, María Corina Machado se tornou uma figura-chave e unificadora da oposição política, historicamente fragmentada, e conseguiu reunir diferentes setores em torno da defesa por eleições livres e por um governo representativo.


“É justamente isso que está no coração da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo quando discordamos. Em um momento em que a democracia está sob ameaça, é mais importante do que nunca defender esse terreno comum”, afirmou o Comitê.

Candidatura bloqueada e resistência nas eleições de 2024

Às vésperas da eleição presidencial de 2024 na Venezuela, María Corina Machado era a principal candidata da oposição, mas teve sua candidatura bloqueada pelo regime. Diante da proibição, ela apoiou o candidato Edmundo González Urrutia, representante de outro partido opositor.


Segundo o Comitê, centenas de milhares de voluntários se mobilizaram em todo o país, superando divisões políticas e enfrentando riscos de assédio, prisão e tortura.

“Os cidadãos vigiaram as seções eleitorais e garantiram que as contagens finais fossem documentadas antes que o regime pudesse destruir as urnas e mentir sobre o resultado”, ressaltou o Comitê Norueguês do Nobel.


Nobel da Paz reforça defesa global da democracia

O Comitê destacou ainda que a democracia é essencial para uma paz duradoura, e que a premiação de María Corina Machado reforça o valor da resistência pacífica contra regimes autoritários.

“Em sua longa história, o Comitê Norueguês do Nobel tem homenageado mulheres e homens corajosos que enfrentaram a repressão, carregaram a esperança da liberdade em celas, nas ruas e em praças públicas, e mostraram que a resistência pacífica pode mudar o mundo”, declarou a instituição.

Para os avaliadores, María Corina cumpre todos os três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a escolha de um laureado com o Prêmio da Paz.

“[Ela] mostrou que as ferramentas da democracia também são as ferramentas da paz. Ela personifica a esperança de um futuro diferente, um futuro em que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam protegidos e suas vozes sejam ouvidas. Nele, as pessoas finalmente serão livres para viver em paz”, diz.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.