Internacional Novas tempestades na Bélgica deixam inundações e danos

Novas tempestades na Bélgica deixam inundações e danos

Cidades da região sul do país foram atingidas por forte chuva nas últimas 24 horas, mas não registram vítimas fatais

Agência EFE
Região sul dá Bélgica tem novas inundações, mas não registra vítimas fatais desta vez

Região sul dá Bélgica tem novas inundações, mas não registra vítimas fatais desta vez

Leopoldo Rodríguez/EFE

Os moradores de Dinant, no sul da Bélgica, tiveram trabalho neste domingo (25) para limpar casas, veículos e vias devido aos estragos causados pelas tempestades que atingiram várias regiões do país neste sábado (24), causando algumas inundações, mas sem deixar vítimas.

A inundação não era mais perceptível, mas hoje várias pessoas precisaram retirar água de suas residências e usar rebocadores e pás para remover a lama carregada pela água devido ao transbordamento de um reservatório.

O Instituto Real de Meteorologia da Bélgica emitiu um alerta laranja na última sexta-feira para novas tempestades, mais localizadas do que as da semana passada, mas alertando para a possibilidade de novos transbordamentos.

Algumas das ruas ainda hoje estavam fechadas ao trânsito para ajudar nos trabalhos de limpeza, mas a situação no centro de Dinant já havia voltado à normalidade.

A chuva de ontem à tarde também causou inundações e danos em outras partes da Bélgica, como a cidade de Namur e a região do Brabante Valão, ambas no sul do país.

Entretanto, desta vez as tempestades não atingiram as áreas que foram fortemente afetadas pelas inundações dos dias 15 e 16 deste mês, que atingiram principalmente a província de Liège e a cidade de Verviers, no sudeste do território belga.

Mesmo assim, as autoridades dessas localidades, que ainda estão reparando os danos, optaram ontem por tomar precauções extremas em vista dos avisos de tempestade.

O governador de Liège, Hervé Jamar, convocou ontem uma reunião de crise e alertou os serviços de proteção civil, os bombeiros e o exército, caso tivessem que agir. Já o município de Verviers instalou um centro esportivo para o caso de residentes precisarem se abrigar.

O Instituto Real de Meteorologia da Bélgica advertiu sobre a possibilidade de novas tempestades até a próxima quarta-feira, mas hoje rebaixou o alerta de laranja para amarelo. EFE

Últimas