Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Novo blecaute deixa 11 estados e a capital da Venezuela sem luz

Terceiro apagão desde fevereiro deixou a maior parte da Venezuela no escuro; governo alega que houve 'sabotagem' na principal hidrelétrica do país

Internacional|Da EFE

Caracas e 11 estados da Venezuela ficaram sem luz
Caracas e 11 estados da Venezuela ficaram sem luz

A Venezuela está sofrendo nesta quinta-feira (7) com um blecaute que deixou sem luz pelo menos 11 estados e a região administrativa que engloba Caracas, capital do país e sede dos principais poderes políticos.

O problema começou por volta das 17h locais (18h em Brasília). Nas redes sociais, moradores dos estados de Carabobo, Miranda, Barquisimeto, Táchria, Cojedes, Mérida, Barinas, Vargas, Nova Esparta, Aragua e Zulia reclamavam da falta de luz.

Em Caracas, a Agência Efe constatou que o metrô, vital para o para milhares de passageiros diante do colapso do transporte público do país, parou de operar por causa do blecaute, obrigando milhares de pessoas a caminhar longos trajetos para chegar até seus destinos.

- Acompanhe a cobertura da crise na Venezuela no R7 -


Os serviços de dados e voz das companhias de telefonia que operam na Venezuela também foram afetados pela falta de energia.

Leia também

A Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) reagiu imediatamente ao blecaute e afirmou no Twitter que a geração de energia na hidrelétrica de Guri, a mais importante do país, foi sabotada.


"Isso é parte da guerra elétrica contra o Estado. Não permitiremos! Estamos trabalhando para restabelecer o serviço", afirmou a estatal na mensagem divulgada nas redes sociais.

O ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Luis Motta Domínguez, afirmou em entrevista à emissora estatal "VTV" que o problema ocorreu devido a uma sabotagem e previu que as equipes da Corpoelec vão demorar três horas para resolver a questão.


No início de fevereiro, o governo da Venezuela denunciou dois supostos ataques contra usinas hidrelétricas, deixando na ocasião parte dos estados de Miranda e Anzoátegui sem luz.

Em janeiro, Motta Domínguez disse que quatros pessoas ficaram feridas em uma "tentativa de sabotagem na refinaria de El Palito, uma das mais importantes da Venezuela.

Os blecautes têm sido comuns na Venezuela. Apesar do governo de Nicolás Maduro afirmar que as sabotagens provocam os cortes de energia, a oposição e especialistas alegam que a má gestão e a falta de investimento são as verdadeiras causas da crise.

O colapso do setor elétrico tem, inclusive, causado várias mortes, segundo anunciaram médicos do país, em decorrência da falta de energia em diversos hospitais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.