Logo R7.com
RecordPlus

NSA pode espionar 75% do tráfego da internet dos EUA, diz jornal

O sistema foi desenvolvido com a ajuda das empresas de telecomunicações

Internacional|Do R7

  • Google News

A NSA (Agência de Segurança Nacional) dos Estados Unidos tem capacidade para bisbilhotar 75% de tudo que acontece na internet no país, segundo informou nesta quarta-feira (21) o jornal The Wall Street Journal.

O jornal citou como fontes de sua informação funcionários e ex-funcionários da agência, cujas atividades ficaram expostas ao público desde que, em junho, o ex-consultor Edward Snowden, que também trabalhou para a CIA, revelou a espionagem nas comunicações telefônicas e pela internet.


Segundo o jornal, o sistema de programas da NSA que vaza as comunicações foi desenvolvido com a ajuda das empresas de telecomunicações e é planejado para observar comunicações que se iniciam ou são destinadas ao exterior, ou as que passam pelos EUA entre um país e outro.

Mas os informantes disseram ao Wall Street Journal que o alcance do sistema é tão amplo que é muito provável que se interceptem comunicações estritamente dentro do país como resultado da "pesca" de comunicações estrangeiras.


O sistema opera usando algoritmos que funcionam como filtros para "captar" informação valiosa durante as conversas.

Um informante relatou ao diário que, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o governo mudou sua definição de "razoável" na coleta de informação e permitiu que a NSA alargasse conceitos nos sistemas de vazamento.


Em qualquer caso, os programas da NSA que The Wall Street Journal descreve são diferentes dos revelados por Snowden, que mostrou um destinado à captura de registros telefônicos de americanos e outro que pede dados armazenados pelas empresas que fornecem acesso à internet.

Os programas de vigilância da internet têm a capacidade de rastrear quase qualquer atividade cibernética enquanto a investigação estiver autorizada por um tribunal secreto que, segundo as autoridades, supervisiona as buscas. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.