Número de refugiados da guerra na Ucrânia supera 6 milhões, diz ONU
Polônia recebeu mais da metade das pessoas que deixaram o país; mulheres e crianças representam 90% do total
Internacional|Do R7
Mais de 6 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, informou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta quinta-feira (12).
Em 11 de maio, 6.029.705 ucranianos haviam fugido para países vizinhos, segundo o site da agência. A Polônia recebeu 3.272.943 pessoas, mais da metade do número de refugiados. As mulheres e as crianças representam 90% do total, já que homens entre 18 e 60 anos podem ser mobilizados pelo exército e são impedidos de deixar a Ucrânia.
O fluxo para as fronteiras diminuiu consideravelmente nas últimas semanas. Em março, quase 3,4 milhões de ucranianos fugiram do país, muitos deles com quase nada nas costas. Em abril, eram 1,5 milhão. E de 1 a 11 de maio, 493 mil.
A ONU estimou no final de abril que o número total de refugiados ucranianos poderia chegar a 8,3 milhões neste ano. Há também mais de 8 milhões de pessoas deslocadas internamente, de acordo com o Escritório Internacional para as Migrações (OIM).
Antes do conflito, a Ucrânia tinha 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, que exclui a península da Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) e as áreas orientais controladas por separatistas pró-russos.