Logo R7.com
RecordPlus

O que é listeria, bactéria que matou quatro e infectou dezenas em 15 estados dos EUA

Surto foi ligado a massas prontas para consumo vendidas em redes de supermercados; bactérias podem causar sintomas graves

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Surto de listeria nos EUA resultou em quatro mortes e 20 infecções confirmadas em 15 estados.
  • Surto está ligado a massas prontas para consumo vendidas em supermercados, que foram recolhidas em julho.
  • A listeriose é grave, principalmente para gestantes, idosos e immunocomprometidos, podendo causar complicações sérias.
  • Autoridades recomendam não consumir os produtos afetados e higienizar utensílios e geladeiras.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Entrada do principal campus dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Divulgação/CDC

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmaram que um surto de listeria já deixou quatro mortos e ao menos 20 pessoas infectadas em 15 estados do país. Do total, 19 pacientes precisaram de internação e um caso envolveu perda fetal associada à infecção.

O surto foi relacionado a refeições prontas de massa vendidas em grandes redes de supermercados. Os produtos, de acordo com as autoridades, foram recolhidos em julho, mas ainda podem estar em geladeiras ou freezers de consumidores.


Leia mais

Até terça-feira (30), foram confirmados casos na Califórnia, Flórida, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Nevada, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Texas, Utah e Virgínia.

As quatro mortes ocorreram em Utah, Illinois, Michigan e Texas. As infecções foram registradas em pessoas entre 4 e 92 anos. Segundo o CDC, o número real de casos pode ser ainda maior, já que muitas pessoas se recuperam da listeriose sem procurar atendimento médico ou realizar exames.


Origem da contaminação

Testes realizados confirmaram a presença da bactéria Listeria monocytogenes na massa pré-cozida usada nos pratos prontos. Análises de sequenciamento genético comprovaram que as amostras encontradas são idênticas às que causaram o surto.

As agências de saúde dos EUA – CDC, FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) e USDA (Departamento de Agricultura) – ainda investigam a extensão do problema.


Risco e prevenção

A listeriose é considerada uma condição grave, principalmente para idosos, pessoas com imunidade baixa e gestantes. A bactéria pode se espalhar do intestino para outras partes do corpo, provocando complicações como aborto espontâneo, parto prematuro, natimorto e infecções graves em recém-nascidos.

De acordo com o CDC, os principais sintomas incluem:


  • Febre;
  • Dores musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez no pescoço;
  • Confusão;
  • Perda de equilíbrio;
  • Convulsões; e
  • Diarreia e outros sintomas gastrointestinais.

Autoridades recomendam que as pessoas não consumam os produtos afetados e higienizem geladeiras, superfícies e recipientes que possam ter tido contato com eles, já que a bactéria pode sobreviver em ambientes frios.

Perguntas e Respostas

 

O que é listeria e qual a sua relação com o surto nos EUA?

 

A listeria é uma bactéria que pode causar a listeriose, uma condição grave, especialmente para idosos, pessoas com imunidade baixa e gestantes. Recentemente, um surto de listeria nos Estados Unidos resultou em quatro mortes e pelo menos 20 infecções em 15 estados, ligado a refeições prontas de massa vendidas em supermercados.

 

Quais estados foram afetados pelo surto de listeria?

 

Os casos confirmados de listeria foram registrados em estados como Califórnia, Flórida, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Nevada, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Texas, Utah e Virgínia.

 

Quantas pessoas foram afetadas e qual a gravidade dos casos?

 

Até o momento, quatro pessoas morreram devido ao surto, e 19 pacientes necessitaram de internação. As infecções ocorreram em indivíduos com idades entre 4 e 92 anos. O CDC alerta que o número real de casos pode ser maior, pois muitas pessoas se recuperam sem buscar atendimento médico.

 

Como foi identificado o surto e quais produtos estão envolvidos?

 

Testes confirmaram a presença da bactéria Listeria monocytogenes na massa pré-cozida utilizada nos pratos prontos. As autoridades informaram que os produtos foram recolhidos em julho, mas ainda podem estar nas geladeiras ou freezers dos consumidores.

 

Quais são os sintomas da listeriose?

 

Os principais sintomas da listeriose incluem febre, dores musculares e, em alguns casos, diarreia. A infecção pode levar a complicações graves, como aborto espontâneo e infecções em recém-nascidos.

 

O que as autoridades recomendam aos consumidores?

 

As autoridades de saúde recomendam que os consumidores não consumam os produtos afetados e que higienizem geladeiras, superfícies e recipientes que possam ter tido contato com eles, uma vez que a bactéria pode sobreviver em ambientes frios.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.