Obama deixa a presidência como um dos presidentes mais amados dos EUA
No entanto, Trump assume nesta sexta-feira (20) com a maior rejeição em 40 anos
Internacional|Do R7, com Ansa
Ao contrário do presidente eleito Donald Trump, considerado o líder político com maior rejeição em 40 anos, o atual mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, deixará o poder nesta sexta-feira (20) sendo um dos mais amados pelos norte-americanos.
De acordo com um pesquisa realizada pela CNN, das mil pessoas entrevistadas cerca de 60% aprovam como Obama governou o país durante os últimos oito anos.
Segundo o estudo feito por telefone entre os dias 12 e 15 de janeiro, esta é a maior popularidade de Obama desde junho de 2009, seu primeiro ano no poder.
Do libertário ao conservador: transição de Obama para Trump coloca Estados Unidos em nova era
Em comparação com outro presidentes, os únicos a superar Obama foram Bill Clinton, em 2001, com 66% de aprovação, e Ronald Reagan, em 1989, com 64%.
Além disso, 65% dos entrevistados classificaram o primeiro presidente negro a governar os Estados Unidos como um "sucesso".
Já a primeira-dama Michelle Obama registrou 69% de popularidade, o maior índice desde 2012, o mesmo resultado adquirido em janeiro de 2009, antes da primeira posse do marido.
Obama deixará a Casa Branca hoje, quando o republicano Donald Trump assumirá o cargo de presidente da maior potência mundial.
No entanto, o magnata prestará juramento com a popularidade mais baixa registrada em 40 anos em decorrência de suas promessas de campanha.