Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS diz que inverno boreal será ameaça para milhões de ucranianos

Destruição de infraestruturas durante a guerra com a Rússia impacta aquecimento de residências e hospitais

Internacional|

Na última semana, nevou pela primeira vez no outono ucraniano
Na última semana, nevou pela primeira vez no outono ucraniano Na última semana, nevou pela primeira vez no outono ucraniano

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta segunda-feira (21) que o próximo inverno boreal (verão no Brasil) pode ser uma "ameaça à vida" de milhões de ucranianos, devido a uma série de ataques russos contra o sistema de energia ucraniano.

A estação mais fria do ano representará "uma ameaça para a vida de milhões de pessoas na Ucrânia", disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Klluge, à imprensa. "Simplificando: este inverno será sobre sobrevivência", acrescentou.

Os danos à infraestrutura de energia da Ucrânia causados pelos inúmeros bombardeios russos "já estão tendo efeitos mortais no sistema de saúde e na saúde das pessoas", disse Kluge. Segundo o responsável, a OMS relatou mais de 700 ataques contra unidades de saúde na Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro.

O representante da organização também observou uma "clara violação" do direito humanitário internacional. "Os ataques contínuos às infraestruturas de energia e saúde significam que centenas de hospitais e instalações de saúde não estão mais totalmente operacionais", disse Kluge.

"Estimamos que mais 2 ou 3 milhões de pessoas terão de deixar suas casas, em busca de segurança", alertou. "Terão de enfrentar desafios de saúde, incluindo infecções respiratórias como Covid-19, pneumonia, gripe", alertou, insistindo ainda no "grave risco de difteria e sarampo para uma população insuficientemente vacinada".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.