OMS vê risco de mais 500 mil mortes por Covid-19 na Europa
Diretor da organização sugere que países tornem máscaras novamente obrigatórias e estimulem vacinação da população
Internacional|Da EFE, com R7
A OMS (Organização Mundial da Saúde) se mostra preocupada com o aumento dos casos de Covid-19 na Europa. O diretor regional da organização, Hans Kluge, disse em entrevista à BBC neste sábado (20) que o continente pode ter mais 500 mil mortes por causa da doença até março de 2022.
Com o aumento das infecções em países como Alemanha e Áustria, Kluge sugeriu a imediata retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras e o estímulo à vacinação.
Leia também
Segundo ele, o inverno, a falta de vacinação e a presença da variante delta, mais contagiosa, são os fatores responsáveis por esse aumento no número de casos na Europa.
"Covid-19 é mais uma vez a causa número um de mortes em nossa região", disse Kluge, acrescentando que "sabemos o que precisamos fazer" para combater este vírus.
Em sua opinião, a obrigatoriedade da vacinação deve ser algo adotado como “último recurso”, já que medidas como o uso do passaporte vacinal podem ser tomadas antes disso.
O diretor europeu da OMS destacou que essas decisões não implicam uma restrição à liberdade, mas são "uma ferramenta para manter nossa liberdade individual".
A Áustria se tornou o primeiro país europeu a anunciar a vacinação obrigatória até fevereiro de 2022, enquanto países como a República Tcheca e a Eslováquia comunicaram novas restrições para pessoas não imunizadas.