Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Onda de Covid surge na Europa enquanto vacinação de reforço continua lenta no continente

Com proximidade do inverno, números de casos devem subir na região; em contrapartida, europeus não têm buscado imunização

Internacional|

Especialistas recomendam utilização de máscaras em ambientes fechados
Especialistas recomendam utilização de máscaras em ambientes fechados Especialistas recomendam utilização de máscaras em ambientes fechados

Uma nova onda da Covid-19 parece estar se formando na Europa com a chegada do clima mais frio, com especialistas em saúde pública alertando que a fadiga da vacina e a confusão sobre os tipos de imunizantes disponíveis devem limitar a captação da dose de reforço.

As subvariantes Ômicron BA.4/5 que dominaram este verão ainda estão por trás da maioria das infecções. Centenas de novas formas de Ômicron estão sendo rastreadas por cientistas, disseram funcionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta semana.

Dados do órgão divulgados na quarta-feira (5) mostraram que os casos na União Europeia atingiram 1,5 milhão na semana passada, um aumento de 8% em relação à semana anterior, apesar de uma queda dramática nos testes. Globalmente, os números de casos continuam a diminuir.

O número de hospitalizações em muitos países do bloco de 27 Estados membros, bem como no Reino Unido, aumentou nas últimas semanas.

Publicidade

As vacinas adaptadas para a variante Ômicron foram lançadas na Europa a partir de setembro, com dois tipos de doses abordando as subvariantes BA.1 e BA.4/5 disponibilizadas juntamente com as vacinas de primeira geração existentes. No Reino Unido, apenas os imunizantes sob medida BA.1 foram autorizados.

Autoridades europeias e britânicas endossaram que as doses de reforço mais recentes sejam distribuídas apenas para um grupo seleto de pessoas, incluindo idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Para complicar ainda mais as coisas, está a "escolha" da vacina como reforço, o que deve aumentar a confusão, disseram especialistas em saúde pública.

Publicidade

Desde 5 de setembro, qua imunizantes produzidos pela Pfizer-BioNTech e Moderna foram entregues aos Estados membros, de acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

No entanto, as doses semanais de vacina administradas na União Europeia foram apenas entre 1 milhão e 1,4 milhão em setembro, em comparação com 6 a 10 milhões por semana durante o período do ano anterior, mostraram dados do ECDC.

" gallery_id="62f15ddf1df97babdf001218" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/onda-de-covid-surge-na-europa-enquanto-vacinacao-de-reforco-continua-lenta-no-continente-06102022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.