ONU aponta para 1.151 civis mortos na guerra da Ucrânia
Pelo menos 103 crianças estão incluídas nos dados das Nações Unidas; organização diz que números de vítimas pode ser maior
Internacional|Do R7
Pelo menos 1.151 civis foram mortos em ataques armados na guerra da Ucrânia, incluindo 103 crianças, de acordo com o último relatório do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgado nesta segunda-feira (28).
Ao longo de mais de um mês de conflito, pelo menos 1.824 civis também ficaram feridos, incluindo 133 menores de idade.
A ONU também destaca que tanto o número de civis mortos como o de feridos podem, na realidade, ser muito maiores, já que não há informações completas sobre a situação em Mariupol e outras cidades sitiadas por tropas russas no leste da Ucrânia, onde há o receio de haver inúmeras vítimas.
Autoridades ucranianas afirmam que mais de 5 mil pessoas já foram enterradas em Mariupol. Outras 5 mil também podem estar nos escombros de edifícios atingido por bombardeios, elevando o número para 10 mil mortos na cidade.
O escritório da ONU comandado pela alta comissária Michelle Bachelet indica que a maioria das vítimas civis foram mortas ou feridas pelo uso de explosivos, incluindo projéteis lançados por artilharia pesada, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, mísseis e bombardeios aéreos.
O direito internacional considera que os ataques contra civis e infraestruturas não militares em um conflito podem constituir crimes de guerra.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/onu-aponta-para-1151-civis-mortos-na-guerra-da-ucrania-28062022"]