Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU eleva para 3.309 número de civis mortos em invasão da Ucrânia pela Rússia

Entre os mortos desde o início do conflito no Leste Europeu, em 24 de fevereiro, estão 234 crianças e adolescentes

Internacional|

Casas e carros de civis destruídos após ataque russo em Bucha, cidade próxima de Kiev
Casas e carros de civis destruídos após ataque russo em Bucha, cidade próxima de Kiev Casas e carros de civis destruídos após ataque russo em Bucha, cidade próxima de Kiev

Ao menos 3.309 civis foram mortos e 3.493 ficaram feridos desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia começou, em 24 de fevereiro, informou nesta sexta-feira (6) o Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Entre os mortos estão 234 menores, e outros 330 jovens com menos de 18 anos ficaram feridos no decorrer do conflito, disse o escritório, chefiado pela alta-comissária Michelle Bachelet.

Mais da metade das vítimas confirmadas pela ONU morreu na região do Donbass (1.754), e outras 1.555 em áreas sob controle do governo ucraniano, incluindo regiões ao redor das cidades de Kiev, Kharkiv, Mikolaiv e Odessa, entre outras.

A maioria foi morta por ataques com artilharia explosiva de grande alcance, incluindo bombardeios com artilharia pesada e sistemas de foguete de lançamento múltiplo, de acordo com o escritório da ONU.

Publicidade

A agência afirma que o número real de vítimas civis pode ser muito maior do que o confirmado até agora, pois não há dados completos de lugares com combates pesados, como as cidades circundantes de Mariupol, Izium e Popasna.

Leia também

A ONU lembrou que o alvo deliberado de civis ou infraestrutura não militar (hospitais, escolas etc.) é considerado um crime de guerra sob o direito internacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.