ONU eleva para 874 mil número de refugiados que deixaram a Ucrânia
Nações Unidas acredita que até 5 milhões de pessoas podem fugir do país motivadas pela guerra contra a Rússia
Internacional|Do R7

A Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados) elevou para 874 mil o número de ucranianos que fugiram da guerra que começou há uma semana, após a invasão e os ataques realizados pela Rússia.
A atualização corresponde aos dados coletados até a última terça-feira (1º) nos países vizinhos da Ucrânia, disse a organização.
Outras 96 mil pessoas deixaram as regiões de Lugansk e Donetsk — no leste da Ucrânia e sob o controle de grupos separatistas armados desde 2014 — em direção à Rússia.
Mais de 50% dos refugiados já chegaram à Polônia, e alguns milhares a países que não têm fronteira com a Ucrânia, como a República Tcheca, onde existe uma grande comunidade ucraniana, disse o chefe da Acnur, Filippo Grandi.
Antes do surgimento deste conflito internacional, a Acnur tinha registrado 53,5 mil refugiados e requerentes de asilo de nacionalidade ucraniana, dos quais 36,5 mil estavam na Europa. De acordo com a ONU, cerca de 5 milhões de pessoas podem buscar abrigo em outras nações motivadas pela guerra na Ucrânia.
Uma mulher carrega uma criança depois de fugir da invasão da Ucrânia pela Rússia, na fronteira em Siret, Romênia
Uma mulher carrega uma criança depois de fugir da invasão da Ucrânia pela Rússia, na fronteira em Siret, Romênia






