Logo R7.com
Logo do PlayPlus

ONU pede que Bélgica reconheça passado colonial e violento

Grupo de especialistas acredita que país precisa adotar um plano nacional para conscientizar população sobre racismo e discriminação

Internacional|Do R7

ONU pede que Bélgica reconheça passado racista
ONU pede que Bélgica reconheça passado racista

Um grupo de especialistas das Nações Unidas pediu nesta segunda-feira (11) à Bélgica que "reconheça o verdadeiro alcance de violência e injustiça" de seu passado colonial, a fim de fazer frente às raízes do racismo sofrido por pessoas de origem africana no país.

"O Governo da Bélgica tem que adotar um plano de ação nacional integral contra o racismo", indicou em comunicado o presidente do grupo de especialistas da ONU sobre pessoas de origem africana, Michal Balcerzak.

Este grupo de especialistas concluiu hoje uma visita à Bélgica durante a qual encontrou "claras evidências de que a discriminação racial é endêmica nas instituições" do país.

Assim, a população de ascendência africana enfrenta "discriminação" na hora de desfrutar de seus direitos econômicos, sociais e culturais, assim como no acesso ao mercado imobiliário e "degradação" nas suas oportunidades trabalhistas.


O grupo expressou igualmente "preocupação" que o discurso público não reflita as matizes históricas e pediu a revisão de livros de texto e material educativo para assegurar que recolhem "com precisão" fatos relacionados com "tragédias e atrocidades cometidas durante a era colonial", quando a Bélgica tinha sob seu controle o Congo.

Os especialistas apresentarão o relatório e uma série de recomendações diante do Conselho de Direitos Humanos da ONU em setembro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.