Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU: violência em Mianmar é 'catástrofe para direitos humanos'

Comissária da ONU, Bachelet afirma que 'dirigentes militares são responsáveis por esta crise e devem prestar contas'

Internacional|

Protestos são reprimidos com violência em Mianmar desde o golpe, em fevereiro
Protestos são reprimidos com violência em Mianmar desde o golpe, em fevereiro Protestos são reprimidos com violência em Mianmar desde o golpe, em fevereiro

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, advertiu, nesta sexta-feira (11), que a escalada de violência em Mianmar deflagrada pelo golpe de Estado militar de 1º de fevereiro é uma "catástrofe para os direitos humanos".

Leia também; Junta de Mianmar é condenada pela morte de crianças

"Em apenas quatro meses, Mianmar passou de uma democracia frágil para uma catástrofe para os direitos humanos", disse Bachelet em um comunicado.

"Os dirigentes militares são responsáveis por esta crise e devem prestar contas", acrescentou.

Publicidade

Desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro, os grupos locais de defesa dos direitos humanos afirmam que já são mais de 860 mortos e milhares de feridos, todos vítimas da repressão das forças de segurança contra os manifestantes pró-democracia.

Bachelet afirmou que a violência se intensifica em várias partes de Mianmar, incluindo os estados Kayah, Chin e Kachin, "com uma violência particularmente intensa em áreas onde existem importantes minorias étnicas e religiosas".

Publicidade

A alta comissária assegurou que existem "informes confiáveis" de que as forças de segurança usaram civis como escudo humano, bombardearam casas e igrejas e bloquearam o acesso à ajuda humanitária. Também teriam atacado trabalhadores humanitários.

Bachelet lembrou os militares birmaneses de que têm a "obrigação de proteger os civis".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.