Os cinco terremotos mais mortais da história do Japão; veja
Ao longo dos séculos, diversos eventos causaram destruição em larga escala e milhares de mortes
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um alerta de tsunami foi emitido para partes da costa leste do Japão depois que um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a região nesta segunda-feira (8). A Agência Meteorológica do Japão informou que o tremor ocorreu às 23h15, horário local, a cerca de 70 quilômetros da costa e a uma profundidade de 48 quilômetros.
Houve relatos de feridos e incêndios na província de Aomori, além de cortes de energia em Aomori e Iwate. O secretário-chefe do gabinete japonês, Minoru Kihara, afirmou à imprensa local que o serviço de trem de alta velocidade entre Fukushima e Aomori está suspenso. Trechos de rodovias também foram fechados.
A agência informou que as ondas poderão chegar a quase três metros em áreas de Iwate, Aomori e partes de Hokkaido. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico afirmou que ondas são possíveis em um raio de mil quilômetros ao longo das costas do Japão e da Rússia. Antes da meia-noite, a agência registrou um tsunami nos portos de Mutsu Ogawara, em Aomori, e Urakawa, em Hokkaido.
O país enfrenta tremores com frequência e responde por cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6.0 ou superior no mundo.
Leia mais:
A localização do arquipélago no Anel de Fogo do Pacífico mantém o país entre os mais afetados por terremotos. Ao longo dos séculos, diversos eventos causaram destruição em larga escala. Entre eles, cinco se destacam pelo número de vítimas. Confira:
Grande Terremoto de Kanto, 1923 – 142.800 mortos
O terremoto mais mortal da história do Japão ocorreu em 1º de setembro de 1923 e atingiu magnitude 7.9. O tremor durou até dez minutos em algumas áreas da planície de Kanto e devastou Tóquio, então com cerca de 2 milhões de habitantes. A destruição se espalhou por toda a região e o desastre matou 142.800 pessoas, tornando-se um dos terremotos mais mortais já registrados no mundo.
Terremoto de Genroku, 1703 – mais de 108 mil mortos
O Japão sofreu, no início do século XVIII, um terremoto de magnitude 8.0 que desencadeou um tsunami devastador. O tremor ocorreu na Baía de Sagami, a cerca de 40 km de Tóquio, e matou mais de 108 mil pessoas. A ruptura aconteceu no interior de uma placa tectônica, diferentemente de muitos terremotos recentes no Japão. O evento marcou a era Genroku e é lembrado pela combinação de destruição sísmica e marítima.
Terremoto de Meiji-Sanriku, 1896 – mais de 27 mil mortos
O terremoto de magnitude 8.5 atingiu a região de Sanriku, no nordeste de Honshu, e provocou um tsunami colossal que matou mais de 27 mil pessoas. O epicentro estava distante da costa, o que reduziu os danos diretos do tremor, mas o tsunami atravessou o Pacífico e atingiu Havaí e Califórnia. O desastre foi seguido por 76 réplicas de magnitude 5.0 ou superior.
Terremoto de Tohoku, 2011 – cerca de 29 mil mortos
Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9.0 – o maior já registrado no Japão – desencadeou um tsunami que matou cerca de 29 mil pessoas e provocou a crise nuclear de Fukushima. A ilha de Honshu continuou a tremer por semanas, com mais de 50 réplicas acima de magnitude 6.0 e três superiores a 7.0.
Terremoto Ansei-Nankai, 1854 – 10 mil mortos
O tremor de magnitude 8.4 atingiu a região de Nankai e matou 10 mil pessoas na ilha de Kyushu. O evento ocorreu apenas um dia depois do terremoto de Ansei-Tokai, que matou 2.000 pessoas, e um ano antes do terremoto de Ansei Edo, que deixaria mais 6.600 mortos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
