Logo R7.com
RecordPlus

‘Os EUA vão tentar o máximo de diplomacia até o fim das eleições’, diz especialista sobre o Irã

Igor Lucena acredita que Trump não vai ordenar nenhuma incursão militar antes das eleições de meio de mandato

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Casa Branca afirma que a diplomacia é a primeira opção de Donald Trump para lidar com o Irã.
  • Trump aguarda negociações de alto risco, mas opções militares ainda estão em consideração.
  • O especialista Igor Lucena acredita que a proximidade das eleições nos EUA influencia a abordagem atual, pois a população não quer um novo conflito militar.
  • A estratégia pode incluir forçar o Irã a aceitar novas regras de controle de enriquecimento de urânio ou instigar movimentos contra seu governo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Casa Branca afirmou que diplomacia é a primeira opção de Donald Trump para lidar com o Irã. Segundo o comunicado, o presidente vai aguardar para ver se um acordo pode ser alcançado em negociações de alto risco. Autoridades disseram que, apesar disso, opções militares não estão totalmente descartadas.

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (6), Igor Lucena, economista e doutor em relações internacionais, diz que isso tudo vem seguido de um momento de grande comoção internacional em que o Irã está bem enfraquecido.


Lucena explica que Donald Trump tem duas maneiras para tentar diminuir as capacidades iranianas. “A primeira seria forçar os iranianos a aceitar novas regras de controle de enriquecimento de urânio com o objetivo que não haja possibilidade de produção de uma bomba”, diz.

Bandeiras do Irã, uma ao lado da outra, em avenida do país
Especialista afirma que americanos veem que quanto mais fraco o governo iraniano, mais fácil controlá-lo Reprodução/Record News

Por outro lado, tem a possibilidade de, se isso não acontecer, os americanos tentarem instigar novos movimentos contra o governo iraniano. “Quando eles falam de diplomacia ser a primeira opção, os americanos não estão mentindo, mas eles veem que quanto mais fraco o governo iraniano está, mais simples ou melhor será para controlá-lo”, analisa o especialista.


Essa primeira opção de Trump se dá pela proximidade das eleições de meio de mandato no país: “Pesquisas de opinião mostram que a população americana não quer os Estados Unidos se engajando em um novo conflito militar [...]. Qualquer tipo de incursão militar que possa ocorrer, acho que só viria no final do ano depois que os votos já estiverem computados”, afirma Igor.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.