Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan condena decisão da Rússia de reconhecer Donetsk e Lugansk

Secretário-geral da Aliança Militar acusou russos de fabricarem pretextos para invadir a Ucrânia novamente

Internacional|

Jens Stoltenberg condenou decisão russa de reconhecer regiões separatistas
Jens Stoltenberg condenou decisão russa de reconhecer regiões separatistas Jens Stoltenberg condenou decisão russa de reconhecer regiões separatistas

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, condenou nesta segunda-feira (21) a decisão da Rússia de reconhecer a independência das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

"Condeno a decisão da Rússia de estender o reconhecimento às autoproclamadas 'República Popular de Donetsk' e 'República Popular de Lugansk'. Isso prejudica ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, corrói os esforços para a resolução de conflitos e viola os Acordos de Minsk, dos quais a Rússia é parte", disse Stoltenberg em um comunicado.

Em mensagem no Twitter, o político norueguês acusou o Kremlin de "fabricar um pretexto para invadir a Ucrânia novamente" e "adicionar combustível" ao conflito, dando ajuda financeira e militar aos separatistas no leste da Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu nesta segunda-feira a independência das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk em um longo discurso no qual ele afirmou que a situação nessas regiões, onde separatistas pró-Rússia lutam contra o exército ucraniano desde 2014, é "crítica" e "grave".

Publicidade

No comunicado, Stoltenberg lembrou que a Otan mantém seu "pleno respeito pela soberania, independência e integridade territorial da Ucrânia", da qual Donetsk e Lugansk "fazem parte".

"Os aliados pedem à Rússia, nos termos mais fortes possíveis, para escolher o caminho da diplomacia e reverter imediatamente seu destacamento militar maciço dentro e ao redor da Ucrânia e a retirar suas forças da Ucrânia, de acordo com suas obrigações e compromissos internacionais", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.