Otan enviará mais tropas ao Leste Europeu, anuncia secretário-geral da aliança militar
Em pronunciamento em Bruxelas, Jens Stoltenberg disse que estão fazendo o possível para ajudar os ucranianos a se defender
Internacional|Do R7

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quinta-feira (24), em pronunciamento em Bruxelas, que a aliança militar vai aumentar a ajuda à Ucrânia contra ataques biológicos, químicos, nucleares e cibernéticos.
"Vamos fazer todo o possível para ajudar a Ucrânia em termos de autodefesa", declarou.
Stoltenberg ressaltou que a Otan vai enviar mais tropas para o Leste Europeu e que 40 mil soldados da aliança já se encontram na região. No entanto, destacou que o objetivo não é promover uma escalada no conflito entre russo e ucranianos.
Sobre o papel da China no conflito, o secretário-geral afirmou que a Otan segue pedindo ao país que se junte ao mundo e condene a agressão russa na Ucrânia.
Em uma mensagem de vídeo, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, pediu aos países-membros da aliança uma "ajuda militar sem restrições" para o seu país. Segundo ele, a Ucrânia combate as tropas russas "em condições desiguais".
Leia também
"Vocês têm milhares de aviões de combate. Mas ainda não nos entregaram nenhum", disse. "Eles têm pelo menos 20 mil tanques... A Ucrânia pediu 1% de todos os seus tanques", completou.












