Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Países europeus enviarão 100 tanques de guerra à Ucrânia

Governo ucraniano receberá 20 veículos blindados nos próximos meses e, pelo menos, mais 80 até o fim do ano

Internacional|Do R7

Ucrânia receberá mais de 100 veículos blindados Leopard 1 de países europeus
Ucrânia receberá mais de 100 veículos blindados Leopard 1 de países europeus

O ministro da Defensa da Alemanha, Boris Pistorius, anunciou nesta terça-feira (7) que uma coalizão de países europeus se dispõe a entregar mais de 100 veículos blindados do tipo Leonard 1 para a Ucrânia.

O envio acontecerá "por etapas", e, nos próximos meses, Kiev receberá ao menos 20 veículos, segundo explicou o titular da pasta, em entrevista coletiva à capital ucraniana, para onde viajou sem informar previamente os jornalistas.

Até o fim do ano, o objetivo da coalizão, que também conta com Dinamarca e Holanda, é de entregar 80 tanques, pelo menos, número que seria suficiente para armar três batalhões, disse Pistorius, que concedeu coletiva junto com o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleskii Reznikov.

"Essa iniciativa contribuirá para reforçar de forma substancial e sustentável as forças armadas ucranianas e complementa os esforços que já estão a caminho para apoiar a Ucrânia com tanques Leopard 2", indica nota conjunta divulgada pelos Ministérios da Defesa dos países da coalizão.


Na coletiva de hoje, o ministro alemão indicou, além disso, que a formação de 600 militares ucranianos para conduzir os veículos blindados já começou.

O ministro comemorou o fato de, finalmente, ter sido alcançado um acordo para fornecer tanques para a Ucrânia de forma coordenada, mas não revelou os países que participaram do pacto.


Leia também

A revista alemã Der Spiegel veiculou hoje que o governo autorizou o envio de 178 veículos blindados Leopard 1, por empresas de armamento locais.

Segundo a publicação, 90 dos tanques pertencem à empresa FFG, que os detêm à vários anos em estoque. Os outros 88 são de propriedade do consórcio Rheinmetal, que os comprou do exército italiano.

Há cerca de duas semanas, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou o envio de 14 tanques Leopard 2, da frota do exército do país, para o exército ucraniano, o que acontecerá até o fim de março.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.