Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Países pedem explicações à OMS por acusações de abuso sexual

Homens que se apresentavam como funcionários do órgão teriam assediado mulheres na República Democrática do Congo

Internacional|Do R7

Países cobraram posicionamento da OMS sobre acusações de abuso e exploração sexual
na RDC
Países cobraram posicionamento da OMS sobre acusações de abuso e exploração sexual na RDC Países cobraram posicionamento da OMS sobre acusações de abuso e exploração sexual na RDC

Mais de 50 países da Organização Mundial da Saúde manifestaram nesta sexta-feira (28) sua "preocupação" com as informações que sugerem que os líderes da agência da ONU omitiram a denúncia de casos de abuso sexual cometidos por membros da organização.

Leia também: OMS pede 20 milhões de doses da vacina de Oxford para a África

"Manifestamos a nossa preocupação após informações da mídia que sugerem que a direção da OMS estava ciente dos casos de exploração sexual, abuso e assédio sexual e omitiu denunciá-los como é exigido pelo protocolo da ONU e da OMS", afirma o texto apresentado pelo Canadá durante a Assembleia Mundial da Saúde.

O texto foi assinado, entre outros, por Brasil, União Europeia, Estados Unidos, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.

Publicidade

Em meados de maio foram divulgadas novas acusações de abusos sexuais supostamente cometidos por trabalhadores humanitários, sobretudo da OMS, na República Democrática do Congo (RDC).

"Desde janeiro de 2018, mostramos nossa profunda preocupação profunda com as acusações de exploração sexual, abuso e assédio, assim como de abuso de autoridade, nas atividades da OMS", afirma a declaração conjunta.

Publicidade

Os países membros e a direção da OMS, incluindo seu diretor general, Tedros Adhanom Ghebreyesus, "conversaram sobre o tema de forma transparente e vigorosa" na semana passada. Por trás do vocabulário diplomático se escondem certamente debates acirrados.

Investigação em andamento

De acordo com uma investigação da agência especializada The New humanitarian (TNH) e da Thomson Reuters Foundation publicada em 12 de maio, "22 mulheres da cidade congolesa de Butembo afirmaram que trabalhadores humanitários homens que estavam na localidade por um foco de ebola (...) ofereceram trabalho em troca de relações sexuais".

Publicidade

No ano passado, uma investigação similar na cidade de Beni revelou 51 casos parecidos.

A investigação, que indica que os atos aconteceram em 2019, aponta que 14 mulheres "declararam que os homens se identificaram como trabalhadores da OMS".

Nesta sexta-feira, o diretor geral da OMS tomou a palavra antes da publicação do texto e recordou que criou uma comissão independente que deve apresentar um relatório no fim de agosto para esclarecer as acusações.

"Falo em nome de todos os meus colegas e da organização quando afirmo que levamos muito a sério estas acusações", declarou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.