Países pedem que ONU investigue violência em Gaza; Israel reage
Dois dias de protesto já deixaram 61 mortos da reunião. Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência
Internacional|Beatriz Sanz, do R7, com agências internacionais

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para discutir a situação da violência na faixa de Gaza que já causou a morte de 61 pessoas, segundo o Ministério de Saúde da Palestina.
Bélgica, Reino Unido e Alemanha já se manifestaram pedindo uma “investigação independente e transparente” para a questão do oriente médio.
Leia também
Na contramão disso, o embaixador de Israel no Conselho de Segurança da ONU, Danny Danon acusou o Hamas de ser o estopim da violência na região e exigiu que o Conselho de Segurança da ONU “condene os crimes de guerra” porque o Hamas está “colocando os civis palestinos em risco”.
A embaixodora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, apoiou em seu discurso a resposta que Israel tem dado aos protestos em Gaza.
"Quem dentre nós aceitaria este tipo de atividade na sua fronteira? ... Nenhum país neste Conselho agiria com mais restrição do que Israel", afirmou.
O cenário na região está tenso desde a abertura da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, na última segunda-feira (14). A cidade é reivindicada também pelos palestinos.
Os protestos devem se intensificar nesta semana já que o Hamas convocou uma greve-geral esta terça-feira (15).














