Palestinos falam em 7 mortes por tiros de tropas israelenses em Gaza
Forças Armadas de Israel disseram que recorreram a disparos e a um ataque aéreo depois que explosivos e pedras foram atiradas contra eles
Internacional|Do R7
Soldados israelenses mataram a tiros sete palestinos, incluindo dois meninos, que estavam entre milhares de pessoas na fronteira da Faixa de Gaza nesta sexta-feira como parte de protestos semanais lançados há seis meses, informaram autoridades de saúde de Gaza.
As Forças Armadas de Israel disseram que suas tropas recorreram a disparos de arma fogo e a um ataque aéreo depois que explosivos e pedras foram atiradas contra eles e para evitar invasões pela cerca da fronteira do enclave islâmico controlado pelo Hamas.
Leia também
Autoridades de saúde de Gaza disseram que 290 pessoas ficaram feridas, 90 delas por tiros, e que os mortos eram do sexo masculino, dois deles com 12 e 14 anos. As famílias dos meninos não puderam ser contactadas imediatamente para comentar.
Pelo menos 190 palestinos foram mortos desde o início dos protestos em Gaza, em 30 de março, para reivindicar direitos às terras perdidas para Israel na guerra de 1948.
O Hamas disse que o protesto de sexta-feira também marcou o 18º aniversário do lançamento da última revolta palestina contra Israel.
Um atirador de elite de Gaza matou um soldado israelense, e artefatos incendiários lançados por palestinos usando pipas e balões de hélio provocaram incêndios que destruíram trechos de floresta e terras agrícolas em Israel.
Veja a galeria: EUA abrem embaixada em Jerusalém e detona confrontos na Faixa de Gaza