Pânico e desespero: polícia divulga vídeo de operação contra assassino que matou 14 em Praga
O suspeito do ataque, um jovem de 24 posteriormente identificado como David Kozák, teria agido sozinho
Internacional|Do R7
A Polícia da República Tcheca divulgou nesta sexta-feira (22) um vídeo com trechos da operação após o ataque a tiros na Universidade Charles, no centro de Praga. O caso aconteceu na quinta-feira (21) e terminou com 14 mortos, além do assassino, que foi "eliminado", e 25 feridos. O suspeito do ataque, um jovem de 24 anos posteriormente identificado como David Kozák, agiu sozinho.
O vídeo, feito a partir de imagens de câmeras corporais de policiais, mostra os agentes entrando no prédio, enquanto uma multidão tenta sair do local.
Leia também: 'Desesperador', diz brasileiro que estuda na universidade de Praga onde atirador matou 13 pessoas
Na gravação, é possível perceber ainda o prédio da faculdade praticamente vazio e a presença de vários policiais, que aparecem correndo e vasculhando as salas.
Poucas horas depois do ataque, a polícia anunciou 15 mortes, mas depois corrigiu o número para 14.
Segundo a agência de notícias AFP (Agence France-Presse), o tiroteio de quinta-feira é o incidente mais violento da história da República Tcheca desde que o país se separou da Eslováquia, em 1993.
O presidente tcheco, Petr Pavel, afirmou estar "chocado" com o ataque e expressou seu "mais profundo pesar" e "sinceras condolências" aos parentes das vítimas do tiroteio.
O prefeito de Praga, Bohuslav Svoboda, por sua vez, prestou condolências às famílias das vítimas do ataque, que ele definiu como "uma tragédia de proporções sem precedentes".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Na República Tcheca, em 2019, — o último ano para o qual há dados disponíveis — o país de 10,8 milhões de habitantes registrou 195 mortes por armas de fogo, de acordo com a Gunpolicy.org, organização internacional de prevenção de ferimentos por incidentes armados.
As leis sobre armas na República Tcheca são geralmente flexíveis em comparação com as de outras nações europeias, mas o país não tem um histórico notável de violência armada — motivo pelo qual o tiroteio de quinta-feira causou comoção e chocou o mundo.
Os cidadãos precisam passar por um teste de várias etapas, verificação de antecedentes e autorização de saúde para obter uma arma de fogo.