Logo R7.com
RecordPlus

Paquistão declara 3 alpinistas desaparecidos no K2 como mortos

O grupo, formado por um paquistanês, um islandês e um chileno, estava desaparecido desde o dia 5 na 'montanha da morte'

Internacional|Do R7

  • Google News
Mohammad Ali Sadpara (e) era um dos mais experientes alpinistas do Paquistão
Mohammad Ali Sadpara (e) era um dos mais experientes alpinistas do Paquistão

Três alpinistas que desapareceram no Paquistão no início do mês durante uma tentativa de escalar o K2, a segunda montanha mais alta do mundo, foram declarados mortos pelo governo paquistanês nesta quinta-feira (18).

Leia também: Forte nevasca no Irã mata pelo menos 8 alpinistas


As buscas para encontrar os três homens — Ali Sadpara, um dos mais famosos guias do Paquistão, o islandês Jon Snorri e o chileno Juan Pablo Mohr —, que estavam desaparecidos desde o dia 5 deste mês, já tinham sido suspensas na semana passada por conta do mau tempo.

"Todos os meteorologistas, alpinistas e especialistas do Exército paquistanês que foram conultados chegaram à conclusão de que um ser humano não é capaz de sobreviver tanto tempo em condições tão adversas. Por isso, estamos declarando os óbitos", disse Raja Nasir Ali Khan, ministro do Turirmo da província de Guilguite-Baltistão, onde fica a K2.


Segundo ele, as buscas pelos corpos serão retomadas quando as condições climáticas melhorarem.

Problemas na descida

"Minha família perdeu um bom pai e a nação paquistanesa perdeu um grande, bravo e experiente alpinista", disse Sajid Ali Sadpara, filho de Ali, após o anúncio do governo, segundo a rede Al-Jazera.


O mau tempo, com nuvens, ventos fortes e muita neve, prejudicou o acesso à região e as operações de buscas tanto para alpinistas a pé quanto por helicópteros.

"Acredito que eles chegaram a escalar o K2, mas tiveram um acidente durante a descida", disse Sajid, que contou que tentou chegar até o grupo, mas não conseguiu por conta de problemas com seus tanques de oxigênio.


O K2, conhecido como "montanha da morte" nunca havia sido escalado durante o inverno até o mês passado, quando uma equipe nepalesa chegou até o topo. Durante a estação mais fria, os ventos na montanha podem chegar a mais de 200 km/h e as temperaturas, a -60ºC.

Em 2008, o K2 foi palco de um dos piores acidentes da história, quando 11 alpinistas morreram em um só dia, tentando chegar ao topo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.