Logo R7.com
RecordPlus

Para Trump, nomeação de Mueller seria o 'fim' de sua presidência

Segundo relatório do procurador especial Robert Mueller, presidente dos EUA acreditou que a investigação acabaria com suas chances de governar o país

Internacional|Do R7

  • Google News
Trump achou que investigação seria seu 'fim'
Trump achou que investigação seria seu 'fim'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acreditou que a nomeação de um procurador especial para assumir o inquérito federal sobre a interferência russa na eleição de 2016seria o fim de sua presidência, de acordo com o relatório do procurador especial Robert Mueller.

Quando o então secretário de Justiça, Jeff Sessions, informou Trump da nomeação de Mueller em maio de 2017, afirma o relatório, o presidente se recostou na cadeira e disse: "Ai, meu Deus. Isso é terrível. Isso é o fim da minha presidência."


Em seguida Trump perguntou a Sessions, a quem vinha repreendendo há meses por se abster do inquérito russo: "Como você deixou isso acontecer, Jeff?"

Leia também: Mueller não vê sinais de obstrução de Trump em inquérito sobre Rússia


Detalhes da investigação de Mueller foram divulgados nesta quinta-feira (18) e mostraram que Trump tentou impedir o inquérito, levantando a questão se ele cometeu o crime de obstrução de Justiça.

Leia também

Sessions, que renunciou em novembro, lembrou que Trump lhe disse "você deveria me proteger", ou palavras com este sentido, afirma o relatório.


O presidente republicano repudiou a investigação desde que tomou posse, em janeiro de 2017, menosprezando Sessions e qualificando o inquérito como uma caça às bruxas e uma farsa.

"Todos me dizem que, se você tiver um destes procuradores independentes, isso acaba com sua presidência", disse Trump, segundo o relatório. "Isso leva anos e anos e eu não serei capaz de fazer tudo. Esta é a pior coisa que poderia ter acontecido comigo."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.