Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Paraguai suspende entrada de treminhões, mas greve continua

A permissão para que os treminhões circulem foi adiada por um ano, graças a um acordo com sindicato brasileiro. Paraguaios querem decisão definitiva

Internacional|Beatriz Sanz, do R7 com agências internacionais

Caminhoneiros paraguaios desejam uma proibição definitva
Caminhoneiros paraguaios desejam uma proibição definitva

A greve de caminhoneiros que paralisa parte do Paraguai desde a semana passada vai continuar, apesar da garantia que o governo paraguaio fez de adiar a entrada dos treminhões brasileiros e paraguaios até o ano que vem.

Para os caminhoneiros, o adiamento não basta. Eles querem que o governo se comprometa a impedir definitivamente que os novos veículos façam o transporte da safra de soja do Mato Grosso do Sul até o porto de Concepción.

Para o ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jimenéz Gaona “não existem motivos para continuar uma paralisação, tendo em conta que os treminhões não vão entrar. É um sucesso que os motoristas brasileiros cederam e aceitaram que no primeiro ano o transporte seja feito com caminhões tradicionais”.

Leia também

Um dos argumentos do governo para não negociar com os caminhoneiros paraguaios era um acordo binacional que havia sido firmado para que os treminhões pudessem fazer o transporte da carga. O Sindicato de Empresas Logistícas e de Cargas do Mato Grosso do Sul, então emitiu uma nota concordando que no primeiro ano, a safra seja levada em caminhões tradicionais, o que permite que os motoristas paraguaios também sejam beneficiados sem que precisem comprar novos veículos.

Até então, a circulação de treminhões era proibida no Paraguai, que por isso não possui uma grande frota. O governo disse que abriria um crédito especial para que os caminhoneiros pudessem adquirir seus treminhões, mas os sindicatos de motoristas afirmam que o grupo Cartes, cujo dono é o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, já possui 2.000 treminhões prontos para circular.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.