Paralisação da OMC explica imposições de tarifas pelo mundo, diz especialista
Na mais recente medida protecionista, a China anunciou que vai taxar temporariamente produtos lácteos da União Europeia
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A China anunciou nesta segunda-feira (22) que vai impor tarifas temporárias sobre alguns produtos lácteos da União Europeia. A decisão acontece depois de uma investigação do governo chinês, iniciada em 2024, sobre possíveis subsídios às mercadorias.
A investigação terminará em fevereiro de 2026 e a decisão provisória só será revista quando a decisão final for tomada.
Com uma taxação de 21,9% a 42,7% em produtos como leite, queijos frescos e gorgonzolas, as tensões comerciais entre o país e o bloco se intensificaram.
A especialista em ciência política Giovana Branco explica durante uma entrevista ao Conexão Record News que a imposição das tarifas provisórias é, na verdade, a consequência estrutural de um problema geral no sistema mundial, causado pela paralisação da OMC (Organização Mundial do Comércio).
“A OMC, que tem justamente esse papel regulador do comércio internacional [...] Mas já faz muitos anos que a OMC está travada por conta dos Estados Unidos que não querem indicar novos juízes para poder arbitrar esses casos. Isso faz com que todo o comércio internacional acabe ficando desregulado e tensionado. [...] Os países estão atuando por si próprios e impondo tarifas uns aos outros”, explica a especialista.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












