Parlamentar colombiana presa por corrupção vai ao dentista e foge
Aída Merlano, que estava condenada a 15 anos de prisão, usou corda para escapar pela janela de consultório e pegou carona em moto de comparsa
Internacional|Giovanna Orlando, do R7
A parlamentar colombiana Aída Merlano conseguiu fugir nesta quarta-feira (2) depois de pular da janela do dentista e subir na moto de um comparsa. Ela foi condenada a 15 anos de prisão por corrupção e compra de votos durante a campanha política para o Senado.
Segundo informações da imprensa local, ela tinha consulta marcada com um dentista pela manhã e chegou ao consultório escoltada por duas guardas. Em vídeo divulgado pelo jornal El Tiempo, é possível ver a mulher sentada na cadeira do médico enquanto esperava as outras pessoas deixarem a sala.
Leia também
Depois, ela aparece tirando uma corda vermelha que estava preso a um móvel e pula da janela. O consultório era no segundo andar e ela usou a corda para chegar em segurança no térreo.
Em outro vídeo, é possível ver ela caminhando até a moto de um comparsa, que estava esperando, e fugiu.
Com a fuga claramente premeditada, o governo decidiu demitir o diretor do Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário, o General William Ernesto Ruiz, que estava no cargo há oito meses, e Diana Muñoz, que era a diretora da penitenciária feminina El Buen Pastor, em que Aída estava presa.
Aída Merlano foi condenado pela Suprema Corte há duas semanas por porte ilegal de armas e corrupção.
Recompensa milionária
O diretor do Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário anunciou uma recompensa de 10 milhões de pesos colombianos, equivalentes a R$ 118 mil para quem tiver informações sobre o paradeiro ou fuga e que permita a captura da parlamentar.