Parlamentares do Peru pedem impeachment de Vizcarra
Após dissolução do Congresso e convocação de novas eleições, congressistas opositores pediram abertura do processo contra presidente
Internacional|Giovanna Orlando, do R7, com EFE
Congressistas opositores do presidente do Peru, Martín Vizcarra, responderam ao anúncio de dissolução do Congresso do país e a convocação de eleições legislativas pedindo a abertura de um processo de impeachment do governante por "permanente incapacidade moral"
A medida foi anunciada minutos depois de Vizcarra anunciar a dissolução do Congresso. Durante a noite desta segunda-feira (30), o presidente disse que a medida era um ato constitucional.
"Em respeito irrestrito a Constituição Política do Peru, eu decidi dissolver constitucionalmente o Congresso e convocar eleições de congressistas da república", disse, segundo a CNN.
O presidente tem o poder de dissolver o Congresso caso ele censure ou negue a confiança a dois Conselhos de Ministros. A primeira moção de confiança negada aconteceu durante o mandato de Pedro Pablo Kuczynski.
Vizcarra disse ao programa "Quarto Poder", da emissora América TV que, caso o congresso não discutisse a questão de confiança anunciada pelo governo, eles a considerariam negada.