Parlamentares republicanos podem ter auxiliado invasão do Capitólio
Investigação apura se congressistas fizeram visitas de reconhecimento do Congresso com grupos que fizeram a invasão
Internacional|Do R7
A polícia do Capitólio está investigando a possível participação de parlamentares republicanos na preparação da invasão do Congresso norte-americano por apoiadores do presidente Donald Trump, no último dia 6. Pelo menos três deputados estaduais do partido participaram pessoalmente da tomada do prédio, durante a sessão que certificava os votos da eleição presidencial do ano passado, que deu a vitória a Joe Biden.
Leia também: Trump planeja deixar Washington na manhã de 20 de janeiro
Segundo o New York Times, um grupo de democratas entregou esta semana uma carta para os líderes da segurança do Congresso, na qual eles pedem uma apuração rigorosa sobre "atividades suspeitas" e "um número extremamente alto de grupos externos" que entraram no Capitólio no dia 5, véspera da invasão.
Visitas de 'reconhecimento'
De acordo com a democrata Mikie Sherrill, esses grupos teriam tido acesso a diversas áreas da sede do Congresso em um momento em que a maior parte das visitas turísticas ao local estão restritas por causa da pandemia do coronavírus. Ela afirma ter visto republicanos conduzindo essas pessoas em visitas de "reconhecimento".
Em uma coletiva, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que essas acusações serão investigadas.
"Se de fato for constatado que membros do Congresso foram cúmplices dessa insurreição, se eles ajudaram e incitaram os crimes, ações devem ser tomadas além do Congresso, em termos de processo", disse a democrata.