Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Parlamento britânico aprova pedido de adiamento do Brexit

Data de desligamento do Reino Unido da União Europeia está prevista para 29 de março. Agora, país pedirá à UE que aprove nova data

Internacional|Cristina Charão, do R7

Parlamento autorizou adiamento do Brexit
Parlamento autorizou adiamento do Brexit

O Parlamento Britânico aprovou uma moção favorável ao adiamento do Brexit, nesta quinta-feira (14), em sessão chave para o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia.

A moção autoriza a primeira-ministra, Theresa May, a solicitar à UE o adiamento da data de desligamento.

A saída do Reino Unido da UE está marcada para ocorrer em 15 dias, no dia 29 de março.

No entanto, os termos de transição negociados por May com o bloco europeu foram rejeitados duas vezes pelos parlamentares britânicos, que também já decidiram que o Reino Unido não pode realizar o Brexit sem este acordo.


Em votação anterior, realizada também nesta quinta-feira, os parlamentares já haviam rejeitado a realização de um segundo plebiscito sobre o Brexit.

Aprovação da UE


Qualquer alteração na data de desligamento do Reino Unido do bloco europeu deverá ser aprovada por todos os 27 Estados-membros UE.

O texto aprovado por 412 votos a favor e 212 contrário afirma que o prazo para o Brexit será prorrogado até 30 de junho, se os parlamentares aprovarem o acordo da primeira-ministra até 20 de março.

Se um acordo sobre um acordo não for alcançado até a quinta-feira que vem, o governo buscará um prazo maior. Neste caso, a UE teria que concordar com isso e estabelecer os termos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.