Parlamento britânico aprova pedido de adiamento do Brexit
Data de desligamento do Reino Unido da União Europeia está prevista para 29 de março. Agora, país pedirá à UE que aprove nova data
Internacional|Cristina Charão, do R7
O Parlamento Britânico aprovou uma moção favorável ao adiamento do Brexit, nesta quinta-feira (14), em sessão chave para o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia.
A moção autoriza a primeira-ministra, Theresa May, a solicitar à UE o adiamento da data de desligamento.
A saída do Reino Unido da UE está marcada para ocorrer em 15 dias, no dia 29 de março.
No entanto, os termos de transição negociados por May com o bloco europeu foram rejeitados duas vezes pelos parlamentares britânicos, que também já decidiram que o Reino Unido não pode realizar o Brexit sem este acordo.
Em votação anterior, realizada também nesta quinta-feira, os parlamentares já haviam rejeitado a realização de um segundo plebiscito sobre o Brexit.
Aprovação da UE
Qualquer alteração na data de desligamento do Reino Unido do bloco europeu deverá ser aprovada por todos os 27 Estados-membros UE.
O texto aprovado por 412 votos a favor e 212 contrário afirma que o prazo para o Brexit será prorrogado até 30 de junho, se os parlamentares aprovarem o acordo da primeira-ministra até 20 de março.
Se um acordo sobre um acordo não for alcançado até a quinta-feira que vem, o governo buscará um prazo maior. Neste caso, a UE teria que concordar com isso e estabelecer os termos.