Logo R7.com
RecordPlus

Parques da paz de Hiroshima e Pearl Harbor se unem em símbolo de reconciliação

Guerra devastadora deixou danos irreparáveis e virou pauta em diversos debates sobre uso de armas nucleares 

Internacional|Larissa Crippa* do R7, com informações da EFE

  • Google News
EUA e Japão unem de parque em Hiroshima com monumento em Pearl Harbor como gesto de reconciliação
EUA e Japão unem de parque em Hiroshima com monumento em Pearl Harbor como gesto de reconciliação

O Parque Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, e o Monumento Nacional da base americana de Pearl Harbor foram geminadas nesta quinta-feira (29), em um gesto simbólico num momento marcado pelo aumento da tensão geopolítica mundial.

"Esses parques, outrora locais de conflito, agora são locais de reconciliação. Eles podem informar e influenciar nossas futuras eleições", disse o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, em comunicado divulgado após a assinatura do acordo de geminação com o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui.


Ataque a Pearl Harbor

Em 7 de dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Imperial Japonesa realizou um ataque surpresa à base naval de Pearl Harbor, localizada no Havaí, que era uma importante instalação militar dos Estados Unidos.

A ofensiva resultou em danos significativos às embarcações e instalações militares americanas, além da perda de muitas vidas. Esse ataque foi o principal motivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, que já estava em andamento na Europa e na Ásia. Os Estados Unidos declararam guerra ao Japão no dia seguinte, em 8 de dezembro de 1941.


Bombardeio de Hiroshima

Após vários anos de combates e avanços no fronte do Pacífico, a Segunda Guerra Mundial estava chegando ao fim em 1945. No entanto, o Japão ainda não havia se rendido. Em 6 de agosto do mesmo ano, durante o período final da guerra, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão.

A bomba, chamada "Little Boy", causou uma destruição sem precedentes, matando aproximadamente 140 mil pessoas, incluindo muitos civis, e causando danos irreparáveis ​​à cidade.


Leia também

O bombardeio de Hiroshima foi uma medida drástica tomada pelos Estados Unidos com o objetivo de forçar a rendição incondicional do Japão. 

Em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma segunda bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki, resultando em mais destruição e perdas de vidas.


Após esses dois bombardeios atômicos, o Japão se rendeu em 15 de agosto de 1945, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. Esses eventos têm sido objeto de debates e discussões sobre a ética do uso de armas nucleares até hoje. 

Trabalhar só em 4 dias na semana? Confira países que adotaram jornada reduzida

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.