Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Partido Comunista designa veterano político como candidato presidencial nas eleições da Rússia

Nikolai Kharitonov concorrerá ao cargo do Executivo no pleito de março de 2024, no qual Vladimir Putin é o favorito

Internacional|Do R7

Nikolai Kharitonov, membro da Duma do parlamento estatal russo, participa do congresso do Partido Comunista Russo
Nikolai Kharitonov, membro da Duma do parlamento estatal russo, participa do congresso do Partido Comunista Russo

O Partido Comunista Russo designou Nikolai Kharitonov, veterano da cena política e já candidato em 2004, como candidato às eleições presidenciais de março de 2024, nas quais o presidente Vladimir Putin é o favorito.

"A candidatura de Jaritonov em votação secreta foi apoiada pela grande maioria dos participantes no Congresso" do partido, organizado perto de Moscovo, afirmou o secretário do Comité Central, Alexandre Iushchenko, citado pela agência noticiosa Interfax.

No papel, o Partido Comunista da Federação Russa (PCRF) é uma das formações de oposição parlamentar, mas na realidade apoia as políticas do Kremlin.

"O nosso papel é fortalecer o povo durante a campanha eleitoral para que haja vitória em todas as frentes", disse Kharitonov aos jornalistas, referindo-se ao conflito na Ucrânia.


Na verdade, seu programa se chama "Victoria", disse ele.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Aos 75 anos, Jaritonov é um rosto conhecido na política, deputado na Duma desde 1993 e membro do Partido Comunista desde 2008. Está sujeito a sanções europeias, americanas e canadianas desde a ofensiva russa na Ucrânia.

Foi candidato presidencial em 2004 e obteve 13,69% dos votos contra Putin, sendo então reeleito pela primeira vez.

Leia também

O líder do PCRF, Gennadi Zyuganov, de 79 anos, não concorrerá desta vez às eleições, depois de o ter feito em 1996, 2000, 2008 e 2012.

Vários candidatos próximos de Vladimir Putin já foram validados pela Comissão Eleitoral antes das eleições presidenciais marcadas para 15 e 17 de março.

O presidente do partido nacionalista "União Popular", Sergei Baburin, de 64 anos e ex-vice-presidente da Duma, anunciou que se candidataria, já o tendo feito em 2018.

Grigori Yavlinsky, figura proeminente da intelectualidade e fundador do partido liberal Yábloko, declarou no sábado num vídeo publicado no YouTube que o seu partido não apresentaria candidato.

A Comissão Eleitoral Russa descartou a candidatura da jornalista e antiga vereadora municipal Ekaterina Duntsova, que defende a democracia e o fim da ofensiva na Ucrânia, alegando "erros nos documentos" para o seu registo.

Em março, Vladimir Putin procura um novo mandato de seis anos, que lhe permitirá permanecer no Kremlin pelo menos até 2030.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.