Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Peru: Justiça suspende audiência de Humala por surgimento de provas

Juiz remarcou a audiência paraagosto para permitir que os advogados do ex-presidente tenham tempo de analisar provas e montar defesa

Internacional|Da EFE

Novas provas contra Humala atrasam audiência
Novas provas contra Humala atrasam audiência

Um juiz peruano decidiu nesta segunda-feira (8) suspender uma audiência contra o ex-presidente Ollanta Humala, que governou o país entre 2011 e 2016, e sua esposa, Nadine Herédia, para incluir no processo novas provas apresentadas pelo Ministério Público.

O juiz Richard Concepción Carhuancho, do Primeiro Tribunal de Investigação Preparatória do Poder Judiciário, remarcou a audiência para o dia 6 de agosto para permitir que os advogados de Humala tenham tempo para revisar os novos elementos de acusação e preparar a defesa do ex-presidente peruano.

Leia também

O procurador Germán Juárez, integrante da equipe especial do Ministério Público da Operação Lava Jato no Peru, incluiu novos documentos aparentemente obtidos após o acordo de delação premiada firmado com a construtora brasileira Odebrecht.

Humala é acusado de lavagem de dinheiro e teria recebido contribuições ilegais da empreiteira para as campanhas eleitorais de 2011 e 2016. Em maio, Juárez pediu que o ex-presidente fosse condenado a 20 anos de prisão.


Entre os documentos entregues pela Odebrecht ao Ministério Público estão informações encriptadas sobre pagamentos de propinas a funcionários do governo e políticos peruanos nos sistemas My Web Day e Drousys.

O ex-presidente e sua esposa já cumpriram nove meses de prisão preventiva, até abril de 2018, quando uma resolução do Tribunal Constitucional ordenou a libertação de ambos por supostas vulnerações do direito à presunção de inocência.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.